quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Museu Cultura Periférica participa da III Teia da Memória no Rio de Janeiro



A III Teia da Memória foi realizada no Rio de Janeiro, no Museu da Maré, entre os  15 à 17 de dezembro de 2010. Participaram 150 pessoas  oriundas dos 12 pontos de memórias e  de pontos parceiros. Na ocasião houve uma troca de experiência, os representantes mostraram os avanços e as dificuldades encontradas durante o ano e o planejamento estratégico para 2011. O Museu Cultura Periférica (ponto de memória do Jacintinho) esteve presente falando sobre as ações desenvolvidas para a implantação do mesmo na comunidade e as estratégias que serão aplicadas em 2011.

Nós do CEPA-Quilombo em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM e o Programa Nacional de Segurança Cidadã (PRONASCI) estamos em processo de implantação de um Ponto de Memória no bairro do Jacintinho. O Ponto de Memória é um projeto do Governo  Federal que visa à preservação da memória das comunidades dos diversos grupos da sociedade civil. O IBRAM entende que os museus devem ser apropriados pelas comunidades que neles se farão representar.

Inicialmente a proposta era de apenas a história do bairro do Jacintinho ser contada, porém compreendendo a necessidade de parceria e a construção coletiva, convidamos alguns grupos parceiros para fazerem parte desse projeto. Hoje o Museu Cultura Periférica tem em seu Conselho representantes do Núcleo Cultural da Zona Sul, Posse Atitude Periférica, Posse Guerreiros Quilombolas, Instituto do Desenvolvimento e Assistência Social Beneficente em Defesa das Mulheres e Crianças do Jacintinho (IDASMUC), Coco de roda Xameguinho, Associação dos Moradores da Vila Emater. Isso implicou em contar as histórias dos demais grupos, ou seja, do Movimento Cultural Periférico de Maceió. As histórias serão contadas a partir do olhar de quem está na sala, e não de quem vê pela janela. Será um espaço articulado e eficaz atuando como um centro de informações e troca de experiências, saberes das comunidades. Para nós a memória está em movimento, não faz parte apenas do passado, está viva!

















quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Oficinas do Clube do Coco

Dia 18 oficina de vivência e introdução ao Coco!




Das 09h às 12h - Dança: Inicialização ao trupe de coco, atual e tradicional.
Com Josenildo de Assis (filho do Mestre Verdelinho), Magnata (do coco de roda Pau Brasil) e Nilton Rodrigues (do coco de roda Xique Xique)
A oficina pretende aproximar as pessoas da dança do coco de roda, o tradicional, com o pagode de coco e as rodas de trupe ao atual coco de roda e seus passos.

Das 14h às 17h - Percussão: Inicialização ao ritmo do coco através do pandeiro.
Com Fagner Dubrown (do poesia musicada no pandeiro), e os monitores: Juliana Barbosa (do Chama Luz), Josenildo de Assis (filho do Mestre Verdelinho) e Jurandir Bozo (artista popular)
A oficina pretende ensinar os primeiros passos dos toques do coco para o pandeiro. Para iniciantes e pessoas que já tenham iniciado o contato com o instrumento (pandeiro).

Obs.: Recomenda-se levar seu instrumento para oficina ou avisar no ato da inscrição que não tem o instrumento disponível para oficina.

Das 18h30 as 21h - Vivência as cantigas de coco.
Jurandir Bozo (Artista popular)
A vivência pretende aproximar as pessoas das cantigas de coco, suas formas ritmos e sonoridades. Além de dicas e macetes para apresentação e interpretação.

Obs.: Não é preciso técnica vocal ou qualquer experiência em canto erudito ou popular.

Onde: Fundação Municipal de Ação Cultural, no Jaraguá, defronte a praça Marcilio Dias, próximo a capitania dos portos.
Quanto: 10 reais por oficina.
Como: Inscrições a partir do dia 16 na Fundação de Ação Cultural no Jaraguá. Reservas e informações nos fones 8858 0069 e 9925 0602 falar com Jurandir.

Realização: Clube do Coco
Apoio Fundação Municipal de Ação Cultural.

sábado, 4 de dezembro de 2010

Festa das Águas



Iemanjá é um nome derivado de três outras palavras do idioma iorubá: yèyé (mãe), omo (filha) e ejá (peixe). Ela é o útero de toda a vida, principal figura materna na tradição iorubá (Ymoja). No nosso planeta a vida originou-se das águas, por isso Iemanjá é o arquétipo da maternidade, a Grande Mãe, que tem afinidade com todas as mães do mundo.

O dia 08 de dezembro foi escolhido pelos grupos alagoanos para homenagear aquela que é um dos orixás mais respeitados e populares. As atividades ficarão concentradas na Praça Multieventos, a partir das 10h. A festa homenageia e agradece a Iemanjá e a todas as Iabás por tudo que foi alcançado durante o ano. Além das homenagens, os grupos pretendem chamar atenção para o preconceito historicamente construído e sustentado em nossa sociedade contra as manifestações afro-brasileiras.


A Praia

Pajuçara é a praia escolhida para o encontro dos grupos por ser o local que caravanas de religiosos vindas diversos bairros de Maceió e municípios de Alagoas se reúnem anualmente numa grande festa. Ocasião onde também agrega turistas e simpatizantes das religiões de matriz africana. Batuques e oferendas acontecem simultaneamente durante todo o dia.


Os grupos participantes

Este ano a Festa contará com a presença da Orquestra de Tambores de Alagoas, o Afoxé Oju Omin Omorewá, o maracatu nação A Corte de Airá (Palácio de Airá), o maracatu Raízes da Tradição do Abassá de Angola (Abassá de Oiá Balé), o Coletivo AfroCaeté, o Afoxé Odô Iyá (Casa de Iemanjá), o grupo Inaê (Grupo União Espírita Santa Bárbara-GUESB), grupo Airê Ioruba (Núcleo de Cultura da Zona Sul), o CEPA Quilombo (Jacintinho), o Quintal Cultural (Bom Parto), entre outros. A iniciativa contará ainda com a presença de convidados e representantes de órgãos públicos, Universidades e da comunidade. O evento será encerrado com um cortejo final reunindo todos os grupos presentes.

Sincretismo

Sincretizada com Nossa Senhora devido à relação com a maternidade, Iemanjá possui grande prestígio e popularidade em todas as camadas sociais brasileiras. Iemanjá é o útero de toda a vida e principal figura materna na tradição iorubá (Ymoja). Estratégia no passado, o sincretismo fez-se necessário para que a religião afro-brasileira fosse aceita, e livresse os religiosos da perseguição policial e da destruição de seus terreiros. Hoje, segundo o pesquisador Edson Moreira, "É difícil a dissociação", e esclarece que Iemanjá não é Nossa Senhora. O sincretismo é fenômeno que existe em todas as religiões e também está presente na sociedade brasileira.


Um dia inteiro de festa

A Festa das Águas será realizada no dia 8 de dezembro de 2010, na Praia de Pajuçara, na Praça Multieventos. As atividades terão início às 10 horas com rodas de capoeira que se estenderão até as 13 horas. Às 14 horas será dado início as apresentações dos grupos percussivos e de batuque, que seguem até a noite.


Programação:


10h – Roda Aberta de Capoeira com a presença de representantes dos grupos Tradição, Liberdade, Abadá, Águia Negra, Muzenza, entre outros.
14h – Batuque:
☼ Airê Ioruba (Núcleo de Cultura da Zona Sul)
☼ Maracatu Raízes da Tradição (Abassá de Angola de Oiá Balé)
☼ Afoxé Oju Omin Omorewá
☼ Orquestra de Tambores de Alagoas
☼ Coletivo AfroCaeté
☼ Afoxé Odô Iyá (Casa de Iemanjá)
☼ Inaê (Grupo União Espírita Santa Bárbara-GUESB)
☼ Maracatu Nação A Corte de Airá (Palácio de Airá)
16h – Espetáculo UruBumbaGuelé
18h – Momento Coletivo/ Reunião dos grupos participantes
19h – Vídeo Eruyá que retrata a Festa de Iemanjá entre os anos de 2006 e 2008

Informações

Dia: 08/12/2010
Hora: 10h
Local: Praça Multieventos – Pajuçara
Contatos: 8801-4265/ 8826-6548/ 8827-3786
Aberto ao público