quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Museu Cultura Periférica participa da III Teia da Memória no Rio de Janeiro



A III Teia da Memória foi realizada no Rio de Janeiro, no Museu da Maré, entre os  15 à 17 de dezembro de 2010. Participaram 150 pessoas  oriundas dos 12 pontos de memórias e  de pontos parceiros. Na ocasião houve uma troca de experiência, os representantes mostraram os avanços e as dificuldades encontradas durante o ano e o planejamento estratégico para 2011. O Museu Cultura Periférica (ponto de memória do Jacintinho) esteve presente falando sobre as ações desenvolvidas para a implantação do mesmo na comunidade e as estratégias que serão aplicadas em 2011.

Nós do CEPA-Quilombo em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM e o Programa Nacional de Segurança Cidadã (PRONASCI) estamos em processo de implantação de um Ponto de Memória no bairro do Jacintinho. O Ponto de Memória é um projeto do Governo  Federal que visa à preservação da memória das comunidades dos diversos grupos da sociedade civil. O IBRAM entende que os museus devem ser apropriados pelas comunidades que neles se farão representar.

Inicialmente a proposta era de apenas a história do bairro do Jacintinho ser contada, porém compreendendo a necessidade de parceria e a construção coletiva, convidamos alguns grupos parceiros para fazerem parte desse projeto. Hoje o Museu Cultura Periférica tem em seu Conselho representantes do Núcleo Cultural da Zona Sul, Posse Atitude Periférica, Posse Guerreiros Quilombolas, Instituto do Desenvolvimento e Assistência Social Beneficente em Defesa das Mulheres e Crianças do Jacintinho (IDASMUC), Coco de roda Xameguinho, Associação dos Moradores da Vila Emater. Isso implicou em contar as histórias dos demais grupos, ou seja, do Movimento Cultural Periférico de Maceió. As histórias serão contadas a partir do olhar de quem está na sala, e não de quem vê pela janela. Será um espaço articulado e eficaz atuando como um centro de informações e troca de experiências, saberes das comunidades. Para nós a memória está em movimento, não faz parte apenas do passado, está viva!

















Nenhum comentário:

Postar um comentário