quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Seminário Múltiplos Olhares



O Agosto Popular foi organizado pelo CEPA-Quilombo, Quintal Cultural, Palácio de Airá, Núcleo Cultural da Zona Sul e o Coletivo Afro-Caeté com o patrocínio da FUNARTE e da Secretaria de Cultura do Estado de Alagoas. Aconteceu do dia 25 à 29 de agosto de 2010. 


Foi um evento ímpar na história dos grupos culturais da periferia de Maceió, pois, organizado pelos próprios grupos, com os seminários acontecendo dentro dos espaços onde acontecem as ações, levando a discussão para a periferia, ou seja, para o povo discutir sua arte e as políticas públicas destinada a ela, como o título diz: Múltiplos olhares sobre a Cultura Popular e Afro Alagoana, levantando questionamentos sobre essa cultura que é visível aos olhos do povo e invisível aos olhos do poder público e da chamada "elite alagoana". Os seminários tiveram uma média de público 65 pessoas por dia com discussões instigantes e produtivas. 

O encerramento foi realizado no dia 29 de agosto com o Festival de Cultura Popular e Afro na praça de Santa Tereza, se apresentaram 17 grupos e foram homenageados 13 mestres. Houve uma integração entre os velhos mestres e as crianças que estão chegando para dar continuidade as manifestações culturais popular e afro numa demosntração do quanto o maracatu, afoxé, capoeira, bumba-meu-boi, guerreiro, baianas, coco de roda, cordel estão vivos e permaneceram!

Nenhum comentário:

Postar um comentário