quarta-feira, 24 de agosto de 2011

"Mirante Cultural, um quilombo chamado Jacintinho”


O CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS AFRO ALAGOANO QUILOMBO  estará realizando  sexta-feira, dia 26 de agosto,  às 19h30 mais uma edição do Projeto  Mirante Cultural – “Um Quilombo Chamado Jacintinho ”     O evento acontecerá no Mirante Kátia Assunção localizado no bairro do Jacintinho (por trás da rádio 96 FM).

                                                                                    
No mês em que se comemora a Cultura Popular receberemos na abertura do Mirante Cultural dois dos seus maiores ícones em Alagoas: Demis Santana e Jorge Calheiros nos encantando com seus cordéis. Dando continuidade a programação teremos o Grupo de Dança Raio de Luz composto pelas crianças da Grota do Moreira. Pela primeira em nosso chão receberemos o Grupo D. Mariquinha com sua musicalidade nordestina. A Capoeira se fará presente mais uma vez com o Grupo Àguia Negra, pois, é um clássico do projeto. Para fechar com chave de ouro teremos a apresentação do Coco de roda Xique Xique que contagia a todos com sua alegria.

Viva a Cultura Popular Alagoana!  
PROGRAMAÇÃO:



Participação Especial: Demis Santana e Jorge Calheiros
Grupo  de Dança Raio de Luz
Capoeira Águia Negra
Grupo Dona Mariquinha
Coco de Roda Xique- Xique


Viviane Rodrigues
Relações Pública do CEPA-QUILOMBO 
(82) 8843-9311

domingo, 5 de junho de 2011

CEPA QUILOMBO participou da Audiência Pública para discutir a Lei Estadual de Incentivo a Cultura


A falta de definição de políticas públicas para a cultura levou o Fórum Permanente pela Cultura, a  Articulação pela Valorização da Cultura Popular e Afro Alagoana e os Pontos de Cultura a organizarem juntos aos relatores da Comissão de Educação, Saúde, Cultura e Turismo da Assembléia, os deputados Judson Cabral e João Henrique Caldas, uma audiência pública para discutir a Lei Estadual de Incentivo a Cultura e solicitar esclarecimentos sobre o Fundo de Desenvolvimento de Ações Culturais, sua aplicabilidade e o valor dos recursos.



A audiência foi precedida de um Ato Público que entrou para a história do Movimento Cultural de Alagoas, pois, os grupos se apresentaram no Calçadão do Comércio e mostraram a diversidade artísticas: CEPA Quilombo com a perfomace "Poesias de Gentileza"; Maracatu Raízes da Tradição do Abassá de angola OIá Balé; ACASA - Associação dos Cordelistas e Artes Afins de Alagoas; Filhos do Axé com o Maracatu ACorte de Airá; Núcleo Cultural da Zona Sul com bumbas meu boi; Coletivo AfroCaeté; Afoxé Oju Omin Omurewa; O Ponto de Cultura Face a Face com o Pastoril Recordar é viver; Baianas Menininhas de Sinhá; Sanfoneiro Cicinho de Caruaru; Coro Alfa; Coco de roda Sensação... Tiveram outros que infelizmente não peguei o nome, mas registro os parabéns para todos que se fizeram presentes e abrilhantaram a luta. Na ocasião houve grupos que não levaram atração, mas seus representantes se fizeram presente mostrando a força e a organização da cultura alagoana: 7 grupos da Articulação, 16 Pontos de Cultura e vários grupos do Fórum.

Os grupos mostraram sua arte e reinvidicaram seus direitos, a faixa emblemática resumia o sentimento de todos: OS MOVIMENTOS CULTURAIS EXIGEM A LEI DE INCENTIVO A CULTURA: CHEGA DE ESMOLAS. Depois seguiram em cortejo para participar da audiência pública na Assembléia Legislativa. Durante a audiência representantes de cada movimento explanou sobre a necessidade da lei para a manutenção dos trabalhos: João Luís, Sirlene Gomes, Nonato Lopes e Mãe Vera (Articulação pela Cultura Popular e Afro Alagoana); Marcondes (Pontos de Cultura) e Naéliton (Fórum Permanente pela Cultura). Os gestores públicos e os políticos também explanaram: Osvaldo Viégas (Secretário de Cultura), Judson Cabral e João Henrique Caldas (Deputados), Fábio Lima (representante do Minc Nordeste).

Na próxima quarta-feira (08/06) será realizada uma reunião com representantes dos três movimentos para formar uma comissão que reformulará a minuta da lei e levará a proposta para a Comissão de Educação, Saúde, Cultura e Turismo da Assembléia Legislativa de Alagoas para encaminhar o processo de aprovação da mesma.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Mirante Cultural - 4º ano consecutivo

O CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS AFRO ALAGOANO QUILOMBO iniciará o quarto ano do projeto Mirante Cultural – “Um Quilombo Chamado Jacintinho ” em parceria com a Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió e o Coletivo Frente e Verso. Será realizado sexta-feira (27), às 19h30, no Mirante Kátia Assunção localizado no bairro Jacintinho (por trás da rádio 96 FM). O Mirante Cultural já teve vinte e seis edições, se apresentaram mais de cem grupos culturais mostrando a diversidade cultural que existe em Alagoas, como: cinema; teatro; dança; música; bumba meu boi; maracatu; coco de roda; poesia; cordel; capoeira; hip hop. Contando sempre com a presença da comunidade.

O Mirante Cultural se consolidou como um espaço de disseminação e integração da cultura popular e afro. Estamos retornando com o projeto depois de cinco meses de recesso e receberemos pela primeira vez o Coletivo Frente e Verso com Poesias Ilustradas; tudo que é bom tem bis: o Maracatu Baque Alagoano; nossos velhos parceiros: bumbas meu boi Excalibur e Sáfari; o coco de roda que contagiar a multidão: Coco de Roda Xique-Xique; um clássico do Mirante Cultural: a Capoeira Águia Negra e a delicadeza da perfomace “Poesias de Gentileza” com o dançarino e integrante do Quilombo, Diego Januário.

O CEPA Quilombo vem lutando pela requalificação do Mirante Kátia Assunção com o objetivo de transformá-lo em um espaço de fomentação de cultura e lazer, sonho antigo que a cada ano se renova, porém acreditamos que conseguiremos realizá-lo em breve. Dentro dessa requalificação visa trabalhar também a mudança do nome de mirante Kátia Assunção para um ícone da luta quilombola, homenageando assim, um símbolo da resistência negra.

O Mirante Cultural continuará defendendo a integração entre educação e arte, buscando sempre impulsionar os artistas locais, trabalhando a geração de renda e valorizando a cultura popular e afro alagoana. Agradecendo sempre os apoios da comunidade, dos artistas, dos parceiros e da imprensa.

PROGRAMAÇÃO:

Perfomace “Poesias de Gentileza” do dançarino Diego Januário
Capoeira Águia Negra
Bumba meu boi Sáfari
Bumba meu boi Excalibur
Maracatu Baque Alagoano
Coletivo Frente e Verso
Coco de roda Xique-Xique

GRUPOS PARCEIROS DO CEPA QUILOMBO:

Instituto do Desenvolvimento e Assistência Social Beneficente em Defesa das Mulheres e Crianças do Jacintinho (IDASMUC)
Coco de roda Xameguinho
Associação Puma de Fer Know do
Bumba meu boi Excalibur
Princípio Básico (perfomace)

Viviane Rodrigues
Relações Públicas do CEPA Quilombo
E-mail: vi_magnifica@hotmail.com
Telefones: (82) 8843-9311





sexta-feira, 22 de abril de 2011

Oficina de Fer Kwon do



As oficinas de fer kwon do é resultado de uma parceria entre Associação Puma de Fer Kwon do e o Centro de Estudos e Pesquisas Afro Alagoano Quilombo. As aulas são dadas pelo professor Rogério. Desde que o Quilombo perdeu sua sede que as aulas estão sendo na sede da Associação Puma que fica localizada na Avenida Coronel Paranhos, próximo a Escola Estadual Eulina Alencar.




Perfomace "Poesias de Gentileza" na I Mostra de Teatro em Viçosa





A I Mostra de Teatro de Viçosa foi uma realização da Secretaria de Cultura de Alagoas, Prefeitura  Municipal de Viçosa e a Cia. do Avesso,  que ocorreu de 25 à 27 de março, com uma programação extensa: oficina, palestras e apresentações culturais.

No dia 27 de março aconteceu a apresentação da perfomace "Poesias de Gentileza" do dançarino Diego Januário, que falou um pouco sobre esse convite: "Foi com muita alegria que recebi o convite para participar da I Mostra de Teatro em Viçosa-A. A alegria se dá por conta da minha iniciação na carreira artística em 2002 na mesma cidade. Voltar para Viçosa com um trabalho onde as pessoas pudessem ver o que eu, quanto artista, estou fazendo no momento era um desejo antigo. Creio que estes eventos são muito importantes para esta região e fico grato de puder levar meu trabalho. ABRAÇOS PARA AS PESSOAS DE VIÇOSA-AL e até mais!"

A apresentação da perfomace foi um sucesso, despertou no público choro, riso, inquietação e reflexão. Por um momento pararam para refletir sobre como estão, como o mundo está e a necesssidade de desacelerar. Sugiro que visitem o blog poesias de gentilezas do dançarino Diego Januário e  "viaje" no universo do Profeta Gentileza que deixou ao mundo uma mensagem de paz e humildade.





20 de Março

Ato Público Pela Valorização da Cultura Popular Alagoana lembrando o Dia Internacional de luta pela Eliminação do Racismo e os 14 anos de Zumbi Herói Nacional‏

O ato aconteceu no dia 20 de março, na Praça Santa Tereza, no Vergel do Lago. O evento foi uma realização da Articulação pela Cultura Popular e Afro-Alagoana em parceria com o Núcleo Cultural da Zona Sul e o Coletivo Frente e Verso.

Pelo terceiro ano consecutivo o Núcleo Cultura da Zona Sul organiza esse ato que vem agregando grupos que trabalham pela valorização da cultura popular e contra o racismo. Temas que vem sendo defendidos diariamente, mas que são necessários mobilizações em momentos pontuais para chamar a atenção da sociedade.

Programação: 1 – Roda Aberta de Capoeira (Abadá Capoeira); 2 – Maculelê Besourartes (Legião Capoeira); 3 – Rogério Dias, Fagner Dubrown e a Poesia Musicada no Pandeiro (Quintal Cultural); 4 – A Poesia de Cordel de Demis Santana e Jorge Calheiros; 4 – Coletivo AfroCaeté; 6 – Orquestra de Tambores de Alagoas; 7 – Afoxé Oju Omin Omorewá, 8 – Coletivo Frente e Verso; 9 – Bois do Núcleo Folclórico Boi Alagoano (Zona Sul).

Viviane Rodrigues
Relações Públicas do CEPA Quilombo
Contato: (82)8843-9311
E-mail: vi_magnifica@hotmail.com

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Excalibur na arena dia 26


O bumba meu boi Excalibur estará participando pelo 4º ano consecutivo do  Festival de Bois de Maceió. O evento é organizado pela Fundação Cultural de Maceió e participam todos os bois filiados a Liga dos Bumbas Meu Boi de Alagoas.

O Excalibur vem ascendendo no Festival a cada ano e continuaremos nesse processo. Venham assistir aos ensaios segunda, quarta e quinta, às 19h na nova Praça do Jacintinho. Seja mais um torcedor desse  boi maravilhoso. Ao ouvir o som de nossa bateria não tem como não se arrepiar!

êêêêêêêêêê boi!

Dia 25 Cortejo Tia Marcelina

C O N V I T E


Pólo Tia Marcelina

“A nossa ancestralidade é quem comanda o passo...”



No dia 25 de fevereiro, sexta-feira, 20h, a Articulação pela Cultura Popular e Afro-Alagoana fará o Cortejo Tia Marcelina pelas ruas de Jaraguá. O cortejo sairá do Espaço Coletivo AfroCaeté, Rua Barão de Jaraguá, nº 381, e seguirá pela Avenida da Paz em direção a Praça Dois Leões.

Articulação levará às ruas centrais de Maceió a força e o encanto da cultura popular e afro-alagoana. No cortejo estarão presentes o Maracatu Nação Acorte de Airá (Palácio de Airá), o Coletivo AfroCaeté, o Maracatu Raízes da Tradição (Abassá de Angola de Oyá Igbalé) o Boi Excalibur (CEPA Quilombo), Inaê (Grupo União Espírita Santa Bárbara), o Núcleo Cultural da Zona Sul/ Associação dos Folguedos Populares da Zona Sul e o Quintal Cultural. Durante o cortejo os grupos homenagearão Tia Marcelina, ícone da cultura negra em Alagoas e pedirão respeito à diversidade cultural e religiosa.

O cortejo conta ainda com a participação especial do percussivo Pau e Lata, do Rio Grande do Norte. Os grupos que compõem o cortejo fazem parte da Articulação pela Cultura Popular e Afro-Alagoana. A Articulação é formada por diversos grupos culturais e membros da sociedade civil que valorizam, divulgam e ajudam a fortalecer a história e a cultura do Estado. O objetivo do trabalho da Articulação é o fomento de valores da cultura popular e afro-alagoana como alternativa para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Doté Elias,

AXÉ BOM AXÉ!

Ato em favor da Cultura Alagoana dia 23


O Fórum Permanente pela Cultura surgiu com o objetivo de reivindicar as ações que tornem legítimas as políticas públicas advindas das leis que guardam os direitos instruídos pelos artigos 215 e 216 da Constituição da República Federativa do Brasil e da Lei 5.656, de 21 de dezembro de 2007, que dispõe sobre os Incentivos Fiscais da Cultura que cria o Programa Municipal de Apoio à Cultura e disciplina o Fundo Municipal de Incentivo às Políticas Culturais do Município de Maceió e o Decreto 6.859, de 25 de agosto de 2008, que regulamenta a referida lei.

O referido Fórum composto por diversas grupos e associações culturais nas áreas das artes plásticas, artes visuais, artes cênicas, cultura popular a afro-alagoana, estará realizando o ATO PÚBLICO, em frente á Prefeitura Municipal de Maceió no dia 23 de fevereiro de 2011 das 8h às 12h.

Assim, vimos solicitar a participação de todos os segmentos que acreditam na força da cultura como instrumento de transformação social, a ser fazer presentes nesse momento importantíssimo para a cultura alagoana.

Informamos ainda, que no dia 22 de fevereiro, às 10h no Centro de Belas Artes (CENART), localizado á rua Pedro Monteiro – Centro, teremos uma reunião para fechamos os últimos detalhes do ato. Todos e todas estão convidados a se fazer presentes trazendo suas contribuições.

Saudações,

Fórum Permanente pela Cultura.

I FEIJOADA SOLIDÁRIA DO QUILOMBO

No dia 19 de fevereiro de 2011 foi realizada a I Feijoada Solidária do Quilombo em sua sede. O objetivo do evento foi arrecadar fundos para a manutenção da sede do CEPA Quilombo e de suas atividades.
Contagiaram o público com seu batuque os músicos: Joseano, Pelé, Edson e a participação especial de Pai Lola no vocal.  Foi uma tarde maravilhosa com comida boa, música e muita alegria.

Aguardem a II Feijoada Solidária do Quilombo!